-
Arquitetos: MoGS
- Área: 650 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Javier Agustin Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Imediatamente ao lado do maior espaço verde do bairro de Colegiales, na capital argentina de Buenos Aires, se encontra este terreno em um quarteirão atípico de baixa densidade. Trata-se de um bairro em pleno processo de transformação onde hoje predominam as unidades habitacionais horizontais e as casas unifamiliares, com edifícios mais altos como eventos isolados. O terreno de 8,66m de frente e 34m de profundidade possui condições de edificabilidade particulares para este setor da cidade, com uma série de limitações pelas quais o volume edificável e a quantidade de m2 construídos resultam em uma forma que pode ser aproveitada para o projeto.
Priorizam-se duas condições fundamentais: o espaço comum interno e as expansões em formato de jardim ou terraço para as unidades.
As unidades estão distribuídas em dois blocos com um pátio central o qual, por suas dimensões, permite a ventilação direta dos dormitórios e garante a ventilação cruzada dentro das unidades. Todos os espaços comuns são organizados em torno deste pátio verde e formam um sistema de circulação generoso em superfícies que criam espaços utilizáveis além de funcionar como acesso às unidades. A diagramação das mesmas em formato duplex permite que o volume termine no segundo andar, gerando um pátio mais aberto e melhorando suas condições.
Seis unidades são organizadas de forma que tenham acesso a terraços ou jardins próprios. Na parte posterior, agrupam-se quatro duplex de três quartos. Dois com jardim no térreo e no primeiro andar e dois com terraço no segundo e terceiro. Na parte frontal, dois duplex de dois quartos com terraço estão localizados no segundo e terceiro nível, enquanto o primeiro nível abriga um loft flexível que pode se transformar tanto em uma casa como em um escritório, situação desejável por estar no distrito audiovisual.
A organização interior mantém uma lógica que concentra as cozinhas e núcleos úmidos e libera os ambientes principais em direção à fachada frontal, posterior ou ao pátio.
Ao concentrar todos os m2 de espaços exteriores nos jardins ou terraços, o limite entre o exterior e o interior nos ambientes principais torna-se muito mais direto e sem espaços intermediários. Sistemas acionáveis de diferentes tipos geram filtros que permitem gradientes variáveis de privacidade e habilitam um controle solar melhorando o funcionamento termodinâmico das unidades.
Um sistema de persianas de alumínio para os andares onde estarão os espaços de estar permite um controle solar e visual ajustável. Nos dormitórios, um sistema de persianas corrediças habilita o escurecimento total dos ambientes e um bom isolamento acústico para os mesmos.